Envelhecendo com Saúde comemora Dia do Idoso no Parque da Criança

Em clima de alegria e descontração, num grupo que a ordem é Envelhecer com Saúde, o grupo de idosos assistidos pela Fundação Pedro Américo e pela FCM comemorou o Dia do Idoso, com atividades lúdicas, de lazer e saúde, no Parque da Criança. O evento aconteceu às 08h e contou com o apoio dos cursos da área de Saúde da FCM e com a Empresa Júnior da Facisa/FCM.

Iniciado com alongamentos e sessões de Quick Massage, além de oficinas de danças regionais, onde o entusiasmo e a espontaneidade tomaram conta dos “ meninos da melhor idade.  Um café da manhã, com frutas e lanches integrais também foi servido a cerca de 60 idosos. O ponto alto da atividade foram os jogos de memórias, que atuam na prevenção do mal de Alzheimer e funcionam como um reforço ao não aparecimento das doenças degenerativas. Além disso, os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina realizaram  testes de glicemia, aferição de pressão e orientações de saúde.

De acordo com a coordenadora do projeto Envelhecendo com Saúde, Maria Cidney, o mais gratificante no desenvolvimento do projeto é ver a auto-estima dos idosos lá em cima, associado à melhoria da qualidade de vida. Ela ressaltou os prêmios nacionais recebidos pelo grupo, no tocante a aspectos de inclusão social e a promoção da saúde nos idosos. “ Em paralelo nós temos os atendimentos a eles na Clínica Escola, em várias especialidades,” observou.

Com o sorriso de satisfação e realização no rosto, Dona Maria Anunciada, 57 anos, há 3 anos participa do grupo envelhecendo com saúde, o que considera uma benção na sua vida, atribuindo às atividades desenvolvidas a melhoria da sua qualidade de vida em todos os aspectos. “ Adoro dançar, pois me sinto uma criança e esse grupo me devolveu essa condição. Minha vida melhorou em 100%,” destacou.

Dona Raimunda da Silva, 70 anos, tem o mesmo conceito do grupo e revelou que além da animação e disposição que encontra no grupo para viver. Desde o início no grupo, a dona de casa disse que a assistência é em todos os sentidos para o grupo, já que vários exames e consultas fez através da clínica escola da FCM.

O Grupo foi idealizado a partir de um projeto de extensão da FCM, efetuado em 2006, sendo hoje mantido pela Fundação Pedro Américo, prestando atendimentos multidisciplinares a 60 idosos da Comunidade do Itararé, coordenados pela professora Maria Cidney, que orienta atualmente uma equipe de alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Medicina da Faculdade de Ciências Médicas.

Uma vez por semana são realizadas atividades físicas e fisioterapêuticas, como: alongamentos, caminhadas, aferição de pressão e palestras educativas, abordando temáticas de interesse da maior idade, como a hipertensão, problemas cardiovasculares, quedas, osteoporose, além de atividades recreativas e lúdicas.