Idoso do Grupo Envelhecendo com Saúde, que não sabe ler e escrever, lança livro sobre a história de Campina Grande

Uma história de superação. Foi assim que a diretora do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – Cesed, professora Gisele Gadelha, definiu a autoria do livro “História de Campina Grande na Década dos Anos 30”, por parte do idoso membro do Grupo Envelhecendo com Saúde da Fundação Pedro Américo, Manoel Vidal de Sousa.

O mais curioso é que Manoel Batata, como é conhecido, não sabe ler nem escrever. O livro contou com a colaboração da neta do autor, Joselma Vidal de Sousa Araújo, que foi compondo o exemplar na medida em que ele ia relatando alguns fatos marcantes da Rainha da Borborema na década de 30.

“O exemplo de superação de seu Manoel deve ser seguido por todos. Ele é a prova de que quando se luta pelo que quer, consegue-se alcançar os objetivos”, declarou professora Gisele.

Para o autor da façanha, o livro “é um milagre de Deus”. “Um livro não é escrito apenas pelo autor, há muitos acontecimentos que fizeram parte das nossas vidas e falam por si. Sentado em minha cadeira de balanço, no alpendre de minha casa, contemplando o dia-a-dia, vi o quanto nossa cidade evoluiu”, ressaltou.

“Então me despertou a idéia de passar esses acontecimentos de geração em geração, não contados por um literato, nem por um sociólogo, tampouco político, mas por um homem simples, como todos os reais construtores da nossa cidade”, acrescentou.

Cidney Soares, coordenadora do Grupo Envelhecendo com Saúde, que conta com a colaboração de alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da Facisa/FCM, ressaltou a importância do momento para todos os que fazem o Cesed e a Fundação Pedro Américo.

“É a realização de um sonho. Todos do grupo colaboraram com esse projeto”, disse.

Antes do lançamento do livro, os idosos tomaram café da manhã com membros da diretoria e alunos da instituição, no hall do primeiro andar do campus do Itararé. O livro está sendo vendido por R$ 10.