Pesquisa revela que pacientes hipertensos que participam do “Envelhecendo com Saúde” vivem melhor

A pesquisa monográfica elaborada pela concluinte de Fisioterapia, Anna Karine Machado de Moura, constatou que 85% de pacientes hipertensos que participam do grupo “Envelhecendo com Saúde”, da FCM, afirmaram que a doença não afeta a qualidade de vida, fato este que pode estar associado às atividades desenvolvidas no projeto.

Foram entrevistados 27 idosos hipertensos, entre 60 e 90 anos de idade, sendo a maioria do sexo feminino – 63%. Segundo Karina, que já é formada em Educação Física, os idosos afirmaram se sentir muito bem no projeto. “Eles demonstraram prazer em participar das atividades interdisciplinares do ‘Envelhecendo com Saúde’”, disse.

A pesquisa constatou, ainda, que cerca de 30% dos idosos estão com sobrepeso. “Vou sugerir a organização do grupo que desempenhe atividades físicas regulares com os idosos, já que 33% deles só fazem alguma atividade uma vez por semana, quando acontecem as reuniões”, acrescentou.

A examinadora Adriana Holanda elogiou o trabalho de Karine, pontuando que o tema é bastante atual, já que a sociedade está envelhecendo cada vez mais.“Pesquisa como esta é de fundamental importância, para podermos agir com base em dados”, disse.

A outra examinadora, professora Ana Carolina Sabino, também ressaltou a importância do trabalho, por se tratar de um grupo etário que cresce cada vez mais no mundo.

O trabalho de Anna Karine Machado de Moura foi orientado pela professora Jacqueline Evani.