Grupo Envelhecendo com Saúde trabalha saúde, cultura e memória em “tarde com Roberto Carlos”

Por Jerfferson Medeiros

Saúde, cultura e memória. Para entrelaçar esses tres eixos, o premiado Grupo Envelhecendo com Saúde, mantido pela FCM e apoiado pela Fundação Pedro Américo, realizou na tarde dessa quarta-feira, 29 de fevereiro, uma atividade recreativa intitulada “Uma tarde com Roberto Carlos”. O evento aconteceu na Esac com música ao vivo, exposição de discos e cds, dança e brincadeiras.

A coordenadora do Grupo de idosos, Cidney Soares, professora do curso de Enfermagem da FCM, destacou a importância da atividade, tendo em vista que a música tem um caráter associativo, levando por consequência, às lembranças e memórias. Na medida em que Erika Marques de França e Ari Rodrigues interpretavam as músicas de Roberto Carlos, os idosos acompanhavam, cantavam e dançavam.

Ainda de acordo com a professora, a convivência com os idosos é um aprendizado contínuo. “Toda semana é uma renovação para mim, e essa interação com os idosos contribui, e muito, para o nosso dia a dia, principalmente pelo desejo de viver e de estar bem que eles nos passam”, disse.

Para os estudantes, a oportunidade de atuar no Grupo é uma vivência acadêmica das mais envolventes. “Nesses encontros eles conversam, se divertem, interagem, fazem amigos. Esse é, com certeza, um momento único para os idosos do Grupo, e para nós estudantes e futuros profissionais da área da saúde”, comentou Ayla Barbosa, aluna do 9º período do curso de Medicina da FCM-CG.

Para os idosos o Grupo é motivador. “As emoções foram tantas, ouvir tão belas músicas, além de nos emocionar, nos fazem lembrar de outros tempos. Fico muito feliz com esses encontros, atividades e passeios que são realizados pelo Grupo Envelhecendo com Saúde. Os professores e alunos são gentis e atenciosos. Eles nos apoiam e nos fazem sentir bem, felizes e saudáveis”, finalizou Maria Anunciada, integrante do Grupo Envelhecendo com Saúde.

A coordenadora da Fundação Pedro Américo, Celênia Souto, destacou a importancia do trabalho dos alunos da FCM, que cuidaram, organizaram e ornamentaram os mínimos detalhes do encontro, que foi realizado em uma parceria entre a Fundação Pedro Américo, FCM, Coordenação de Eventos do CESED, Grupo Envelhencendo com Saúde, Ponto de Cultura: Crescendo com Sabedoria e Envelhecendo com Saúde, Prefeitura Municipal de Campina Grande e Ministério da Cultura.