Por Jerfferson Medeiros
Foi realizada na tarde da última quarta-feira (31), na Facisa/FCM, atividade do Grupo Envelhecendo com Saúde, da Fundação Pedro Américo. Na oportunidade, aconteceu uma oficina de artesanato com integrantes do Grupo, que é composto por 44 idosos. Foram feitos lustres com copos descartáveis, quadros produzidos a partir de rolos de papel higiênico, e porta-joias com palitos de picolé.
De acordo com a coordenadora do projeto de extensão “Envelhecendo com Saúde”, Maria Cidney Soares, o objetivo das atividades, dentre tantas questões, é trabalhar o lado cognitivo, a memória e melhorar o desempenho dos idosos, procurando promover saúde e bem-estar. “Desenvolvemos atividades voltadas para as habilidades específicas de cada um. Repassamos informações, promovemos caminhadas, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, IMC, dentre outras ações”, disse.
“A ideia de promover essas oficinas surgiu a partir da criatividade dos idosos do grupo”, comentou a aluna do curso de
Enfermagem da FCM-CG, Waleska Leite, que é estagiária do Ponto de Cultura da Fundação Pedro Américo, e ministrante da oficina. “Têm idosos que são artesãos. As atividades fazem com que haja uma troca de conhecimentos e experiências, que são válidas. O desejo de aprender é o despertar”.
A estudante ressalta, ainda, quão prazeroso é estar com os integrantes do grupo. “Eles se envolvem nas atividades, demonstram interesse em aprender e, ao mesmo tempo, compartilhar o conhecimento adquirido pelas vivências. As oficinas objetivam, também, trabalhar a questão da consciência ambiental, uma vez que os materiais que são usados na confecção das peças, são materiais recicláveis”, destacou.
“É bom ensinar o que sabemos, repassar nossos conhecimentos”, foi assim que Caludionor Oliveira, integrante do referido grupo, falou sobre a importância da atividade. Ressalta, ainda, que há cerca de 20 anos faz trabalhos com artesanato.
Na ocasião foram realizados testes de glicemia, verificação de pressão arterial e IMC.






