Idosos do Grupo Envelhecendo com Saúde visitam exposição na FCM

Dando continuidade às atividades realizadas na Exposição “Somos Iguais – Preconceito Não”, na FCM do Itararé, foi realizada nesta quarta-feira, 31, uma palestra aos idosos do Grupo Envelhecendo com Saúde da Fundação Pedro Américo.

O número de casos de Aids na terceira idade vem preocupando especialistas da área da saúde e exigindo uma maior atenção por parte do poder público, principalmente em relação a ações que tenham como objetivo a conscientização sobre a importância do uso de preservativo nesta faixa etária.Em cinco anos, o número de pessoas contaminadas com mais de 50 anos subiu para 60%. Uma das principais razões do contágio é a falta de prevenção nas relações sexuais.

De acordo com um dos monitores da Exposição e estudante do 7º período de Medicina da FCM, Hélio Pinheiro Mota, a ideia de convidar os idosos do Grupo surgiu a partir da necessidade de disseminar informações sobre a doença para todas as faixas etárias. “Através deste debate, da exposição fotográfica e de depoimentos podemos desmistificar a doença, mostrando que não devemos ter preconceito. Hoje as pessoas portadoras do  HIV possuem uma vida normal, e  não é mais uma sentença de morte como acontecia anteriormente”, disse.

Para a coordenadora do Grupo Envelhecendo com Saúde, Cidney Soares, iniciativas como a realizada hoje são de extrema importância para informar a população sobre um assunto muitas vezes delicado. “Realizamos encontros semanais com o Grupo de idosos e hoje estamos tratando deste assunto que não tem idade. Precisamos mudar a concepção e oferecer mais informações às pessoas, mostrando que a Aids não tem cara e o mais importante é a prevenção”, frisou.

Para Claudionor Oliveira, de 75 anos, a palestra trouxe mais informações sobre a doença e orientações de como se prevenir nas relações sexuais.