Quarenta mulheres do ‘Envelhecendo com Saúde’ são homenageadas pela Facisa/FCM

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher os alunos e professores que compõem o Grupo Envelhecendo com Saúde realizaram, na manhã desta quarta-feira, 10 de março, uma homenagem para as idosas da comunidade. O grupo Envelhecendo com Saúde é mantido pela Fundação Pedro Américo e presta atendimentos multidisciplinares a 53 idosos, sendo destes, 40 mulheres, com faixa etária a partir de 60 anos, estando a mais antiga com 89 anos.

Para a professora Cidney Soares, a atividade teve o objetivo de homenagear mulheres que em maioria são carentes de reconhecimento e afeto, além de proporcionar, com a dinâmica, a melhoria da qualidade de vida.

Antes da homenagem foi trabalhada a temática da autoestima, por ser comum no grupo uma baixa da auto confiança e satisfação, devido a perda da independência com a chegada da terceira idade. “Ensinamos a saber conviver com as limitações e trabalhamos a autonomia por meio de uma educação continuada, abordando temas de saúde e dinâmicas para proporcionar a diversão”, disse a estudante de enfermagem Anne Braz.

Dona Marina Ferreira dos Santos, de 69 anos, se considera uma mulher privilegiada por ter o amor do companheiro Manoel Cesário há 48 anos e receber constantes demonstrações de afeto estimuladas pelo trabalho desenvolvido no grupo. “Adoro as atividades desenvolvidas pelos profissionais da FCM porque sempre destacam que somos diferentes, mas cada um de nós é especial para a nossa família e para o grupo. Meu esposo sempre foi romântico, mas após entrar para o grupo ficou mais carinhoso”, revelou.